Dados da adesão à Greve

Na Greve Nacional do dia 1 de Outubro - dia nacional de luta que também assinalou o 38º aniversário da CGTP-IN, os dados de adesão à Greve dos trabalhadores da Administração Local no distrito de Évora, confirmam uma grande adesão dos trabalhadores do sector e uma forte consciência da necessidade de defesa dos seus interesses de classe.
A expressão desta adesão ao "Dia Nacional de Luta" dos trabalhadores das autarquias e empresas municipais no distrito de Évora, reflectem ainda o seu protesto e profundo descontentamento face à política anti-social do actual Governo, com um ataque sem precedentes aos direitos dos trabalhadores do sector e à qualidade dos serviços públicos.
Os sectores da recolha do lixo, jardins, saneamento, oficinas, águas, gabinetes técnicos, refeitórios escolares e atendimento foram, os mais fortemente afectados por esta paralisação, constatando-se também o encerramento de diversos serviços e instalações em todo o distrito. Assim, estiveram encerrados ao longo do dia os serviços de recolha do lixo, higiene e limpeza dos Municípios de Évora, Arraiolos, Borba, Montemor-o-Novo, Mora, Portel, Redondo e Vendas Novas. Estiveram ainda encerradas as instalações da Associação de Municípios do distrito de Évora, dos edifícios dos Paços do Concelho de Montemor-o-Novo, Mora, Arraiolos e Vendas Novas, do Mercado Municipal de Vendas Novas, do Jardim Público de Évora, de inúmeras Piscinas Municipais. Também dezenas de Juntas de Freguesia no distrito tiveram as suas instalações encerradas, incluindo algumas das maiores da cidade de Évora, como sejam a J.F. da Senhora da Saúde, da Malagueira, do Bacelo, Boa-Fé e Torre de Coelheiros. Também estiveram encerrados dezenas de refeitórios escolares, sobretudo ao nível do 1º Ciclo.
Em termos globais, as maiores taxas de adesão nas Câmaras Municipais, situaram-se em Montemor-o-Novo (98,5 %); Arraiolos (98 %); Vendas Novas (97,8 %); Mora (97,5 %); Viana do Alentejo (96 %) e Borba (83 %). Também em Alandroal, Évora, Portel e Redondo, mais de 70 % dos trabalhadores estiveram em greve.


Acção de contacto e esclarecimento na Zona dos Mármores (Borba, Alandroal, Vila Viçosa e Estremoz), 1 de Outubro

1 comentários:

Templo do Giraldo

9 de outubro de 2008 às 21:36

Este comentário foi removido pelo autor.